terça-feira, 27 de março de 2012

Alfabetizando

A escola da minha filha nos convidou para fazer uma aula, no último sábado, sobre Alfabetização. A intenção foi nos ajudar a ajudar nossos pequenos.
De fato eu precisava de ajuda e nem sabia. Estava fazendo tudo errado mesmo depois de “ter alfabetizado” dois meninos.
Pelo método da escola, na hora da lição de casa, o que cabe a nós, pais, é responder às dúvidas deles sem corrigi-los.

Por exemplo: A Lia faz o Z espelhado (para o outro lado) e eu faço a coitada apagar vinte vezes até acertar. A professora disse que devemos deixar fluir naturalmente e que, com o tempo, ela vai perceber e corrigir.
Enfim, a gente fica querendo que eles acertem e acabamos mandando para a escola uma lição que “nós fizemos”, sendo que a professora que conhece a criança sabe que ela faz o Z espelhado (no caso da minha filha).

A criança tem até o final do 2° ano para ser alfabetizada e não há porque apressar essa fase tão importante de aprendizado.

Na aula, a professora fez uma leitura sobre “Diversidade”. Esse é o projeto da classe desse trimestre. O livro mostrava que existe gente magra e gorda, feia e bonita, alta e baixa... E mostrava que devemos respeitar essas diferenças. Depois cada criança escolheu algumas palavras e escreveram livremente.
Olha a obra da minha pequena:


Gordo
Pequeno
Baixo
Feio
Magro




Esse exercício prova que ela consegue interpretar o que ela ouve. Está no caminho certo!
E a mãe respira aliviada...


.

4 comentários:

  1. A gente é meio apavorado com as coisas mesmo. Eu confesso que não vejo a hora de ver meu pequeno escrevendo e lendo. Sem querer eu acerto quando não corrijo, nunca me falaram isso na escola, mas eu pensava exatamente assim, então eu deixo ele fazer errado. Só que ele mesmo na maioria das vezes percebe que ta errado e fica me pedindo para apagar. E só para constar o Felipe também faz o Z espelhado. bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Que delíciaa! Adorei! Que bom seria se todas escolas fossem assim! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que legal! òtima iniciativa da escola!
    vou aproveitar essa dica tbm!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu acho muito bom , essas interações com a escola, e fico feliz pelo desenvolvimento da sua filhota, tenho dois nessa fase.
    Bjks

    ResponderExcluir

O que você acha???