terça-feira, 6 de março de 2012

Paladar Infantil

Esse assunto me assombrava desde o nascimento do meu primeiro filho, pois meu marido sofre disso.

 "Pesquisadores do Centro de Distúrbios da Alimentação da Universidade Duke, nos Estados Unidos, desenvolveram um estudo para saber o que faz um adulto ser “picky eater” – uma pessoa que escolhe demais os alimentos antes de comê-los."

Sempre morri de medo dos meus filhos serem “chatos para comer” ou “picky eaters“. Eu era bem chatinha para falar a verdade.
Achava que funcionava assim: as pessoas iam crescendo e aprendendo a variar o cardápio, como aconteceu comigo que fui crescendo e mudando o paladar. Achava... Até conhecer o meu marido.

"Os pesquisadores não sabem ainda o que impulsiona o comportamento, mas eles dizem que as texturas e o cheiro podem explicar a dieta limitada. Alguns só comem alimentos com uma textura consistente e um tipo de cor e sabor. As pessoas apresentam memórias e sensações positivas e prazerosas com a prática desta alimentação, associada às recordações da infância e adolescência."

Ele não come fruta, (raramente banana e maçã) nem legume e salada só no sanduba.
Posso até dizer que ele melhorou um pouco de uns anos pra cá. Já come até abobrinha no macarrão e na pizza. Mas puro, nem pensar!

"O problema é que o distúrbio pode afetar toda a família, uma vez que os pais evitam comer alimentos saudáveis e os filhos se espelham neles para fazer suas refeições."

No nosso caso, ele trabalha em SP e nunca almoçava em casa quando as crianças eram pequenas e por isso os hábitos dele nunca influenciaram meu pequenos. Thanks God!!!

"A alimentação dos “picky eaters” é tão limitada que pode interferir nos relacionamentos sociais e profissionais, pois eles passam a recusar convites para jantar com os amigos ou jantares e almoços profissionais."

Com o marido nunca chegou a esse ponto.
Mas o  meu filho Luca (apesar de comer frutas, legumes e quase todo tipo de comida, pratão mesmo!)  tem uma restrição alimentar que atrapalha muito: Ele não come PÃO.
Na casa de amigos ele passsa aperto. Se vai brincar de tarde, a mãe prepara um lanche com PÃO. Se ele vai dormir, no café da manhã, as pessoas comem PÃO...
Estamos planejando uma viagem para fora do país, para o país do hamburguer. Até dá para correr atrás de macarrão, mas é difícil fugir do lanchinho rápido. Sinceramente não sei como vamos contornar isso.

Se me pedissem um conselho sobre alimentação dos pequenos, meu conselho seria: DÊ DE TUDO PARA SEU FILHO EXPERIMENTAR!
E continue oferecendo depois, senão o paladar não acostuma.



fonte: Crescer.

15 comentários:

  1. Não come pão?! Oh God! Como faz?! Sophia adora! Come até puro... aliás gosta de pão puro. Vai entender... Sorte aí! bjos

    http://dani13sophia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha caçula come de tudo!!! Tem que mandar parar...
      PÃO, então...
      Se deixar come 2 pães francês puros direto do saco da padaria, no caminho de casa!!!rsrsrs

      beijo

      Excluir
  2. É verdade Ju, o paladar se forma quando somos crianças! E te digo mais, até o período da gravidez influencia. Percebi isso porque as coisas que eu gostava e comia bastante na gravidez (exemplos: cenoura e banana), Bento adora!
    Agora, realmente nunca conheci ninguém que não gostasse de pão! Alérgicos sim, mas não gostar mesmo... Depois conta como vcs fizeram pra driblar essa na viagem!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que eu conto, sim!
      Ainda não temos data, mas a expectativa é grande...

      Bjo

      Excluir
  3. O Felipe come super bem, mas eu percebo alguma resistência naqueles alimentos que eu deixei para introduzir mais tarde. Bem isso que você falou no final do post "dê de tudo para o seu filho experimentar" eu só complemento que o quanto antes melhor. bjos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica!!
    Ingrid era chata para comer, mesmo assim mudou. Ainda bem!!
    Mas meu marido é muito chato para comer.

    Ótimo post

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte que ela mudou!!!
      Eu também mudei conforme fui crescendo, mas meus pais sempre tiveram um paladar bem variado, isso ajudou com certeza... Aprendi a comer DE TUDO... Não passo aperto.

      Beijo

      Excluir
  6. Oi!! Olha devemos experimentar de tudo e ensinar tá certinha. Seu filho não come nem um pãozinho recheado??? Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRINCIPALMENTE os recheados.
      A chatice acompanha os recheados e salgados assados.
      Ele não gosta de nada que se passa ou coloca no pão: manteiga, requeijão, catupiry, maionese, cream cheese, presunto, queijo, peito de peru, etc.

      Já comeu pão francês umas 5 vezes na vida. Três vezes o pão era puro, duas com salsicha (sem catchup nem nada).
      Todas as vezes por MUITA fome... rsrsrs

      A verdade é que (graças a Deus) eles não sabem o que é FOME de verdade, por isso escolhem tanto... Na hora da FOME, aposto que come até pedra!!!

      BEIJO.

      Excluir
  7. Ju, mesmo sem ter filhos amo teu blog. Vou compartilhar. Bjs. Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBA!!! Que delícia ouvir um elogio desse!!!

      OBRIGADA.
      Beijão

      Excluir
  8. E eu dou TUDO pra Lara experimentar, mas você acredita que ela LAMBE antes, e se não gostar (do gosto, ou da textura, não sei), não há nada que a faça comer!

    Mas sou mãe, e nós não desistimos NUNCA! =D

    ResponderExcluir
  9. Eu também sou uma mãe com mais de 30 e adorei as suas dicas! Já conhece o Roteiro Baby? Também estamos no face e twitter: www.facebook.com/roteirobaby e @Roteirobaby

    ResponderExcluir

O que você acha???