terça-feira, 29 de junho de 2010

Save the planet


Desde o ano passado não temos trégua em relação às tragédias por causa das chuvas que causaram deslizamentos de terra, alagamento das cidades, resultando em mortes, desabrigando pessoas, acabando com plantações... Santa Catarina, Angra dos Reis, Haiti, Salvador, entre outros, e agora Alagoas e Pernambuco!
O Aquecimento Global está diretamente ligado a todas essas calamidades.
Eu não estou aqui para levantar nenhuma bandeira, nem criticar o governo (apesar de ser ano de eleição). O que me preocupa é que jeito vamos deixar o mundo para nossos filhos, e a nossa responsabilidade de ensiná-los a fazer o que está em nosso alcance!
Só de imaginar o que eles podem passar pela falta de água, por exemplo... Sem falar nas prováveis guerras...
Enfim, o que eu faço é o que posso, talvez não o suficiente, mas o possível!!!
Gostaria de me locomover mais de bicicleta , mas como com 3 crianças?
Gasto só a energia necessária, separo o lixo limpo do sujo, economizo água, e RECICLO O ÓLEO.

"Vocês sabiam que quando jogamos o óleo usado pela pia ou privada (como muitos acham melhor) cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, essa contaminação prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta."

Eu coloco numa garrafa pet e levo para algum ponto de coleta (na escola dos meus filhos tem, e em algumas lojas do Pão de Acúcar). Esse óleo reciclado vira sabão ou biodiesel.
É uma coisa simples de fazer e ajuda muito.

Eu já ouvi quase todo tipo de desculpa de pessoas "ignorantes" para se isentarem como:
- Que que adianta só eu fazer?
- Eu não tenho filhos, até eu morrer ainda vai ter água, então eu demoro MESMO no banho e escovo os dentes de torneira aberta.

É sério, eu ouvi de pessoas conhecidas e nem tão ignorantes assim...
Peço aqui pelos meus filhos, sobrinhos, netos e bisnetos um pouco de consciência e atitude da parte de cada um, e quem tiver dicas eu adoraria pôr em prática.


Um comentário:

  1. Um dica legal que adotei.
    Estava decidindo como seria meu cartão de visitas, eu queria utilizar um papel ecologico, bla bla bla. Quando encontrei uma ideia na internet de utilizar um ecocard - um carimbo. Pois é, mandei fazer meu carimbo, e é muito legal, as pessoas estão adorando e você pode deixar a sua marca em vários lugares, até naquelas revistas velhas dos consultorios. É claro, que seria legal perguntar antes se você pode dar uma carimbadinha ?!
    Não deixei de fazer os cartões, mas o papel eu s[o utilizo em pouquissimos casos, e fiz uma quantidade bem pequena.
    Com R$25,00 você faz um carimbo bem legal e ajuda a não gastar um monte de papel a toa e economiza.

    http://virgula.uol.com.br/tags/ecocard

    ResponderExcluir

O que você acha???