terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mães do século passado

Somos nós.
Os nossos filhos podem a qualquer momento soltar uma dessa: "Mãe, você é do século passado". E ele estará só constatando um fato, sem querer ofender.
Podem até ir mais longe, dizendo que somos de outro milênio, e essa eu acho ainda mais pesada.
Eles não fazem idéia de o que vem a ser um aparelho de fax, telefone de disco, walkman de tape (lembra como era ter que ficar voltando a música?) e outras coisas obsoletas.
É claro que essa distância das gerações, em relação à tecnologia, é natural. Mas aqui em casa a criançada não só sabe que existe, como já ouviu tocar um vinil na vitrola. Eles acham um pouco estranho, mas a fascinação é inevitável.
Minha mãe, grande proprietária de relíquias, mantém ainda guardados os discos de vinil, o Atari , o Pense bem,  Artur - o robô, o pianinho de madeira da minha irmã, a lousa que eu ganhei da minha avó no aniversário de 9 (?) anos...
Acho isso o máximo! Adoro quando os meus filhos e sobrinhas vão lá e se encantam com as velharias.
Mas o brinquedo mais incrível que temos guardado é o "Pangaré". É um cavalinho de lata que meu pai ganhou no aniversário de um ano, ou seja, quase 60 anos atrás, que anda conforme a criança dá impulso com os pés. Minha vó conta histórias dos brinquedos incríveis que o meu pai tinha. Fico feliz de terem salvo o Pangaré...





Esse é o famoso, protagonizando uma provável discussão do tipo "Agora é a minha vez".
O que tá em pé com cara de "esse cavalinho é do meu avô, com licença" é o Theo. O com cara de "não vou sair nem a pau" é o Ale. E a mocinha com ar de "tudo bem depois a gente resolve, olha pra foto" é a Tainá.
Detalhe: Ele vai para o palco esse ano pela 2ª vez (já é um artista)

4 comentários:

  1. Sabia que eu sempre falo desse cavalo para um montão de gente -- esse pangaré é famoso !!!

    AS meninas ganharam uma pulseirinha de fio de telefone - e estavamos no restaurante e o pai de uma meninna mexeu com elas e disse -- olha que legal é de fio de telefone !!!
    _ elas ficaram com aquela cara de ?? --- e eu disse, não adianta , elas nao sao dese tempo. Telefone pra elas nao tem fio - so conhecem sem fio, e telefones moveis. eu sou do tempo do telex e fax. Fala serio neh?!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Q criançada mais lindaaaa!!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  3. Mãe de 3 e 31 anos!? Opa,é 'nóis'!Identificação total!ahhaha...

    Jura que sua mãe tem um atari!?Que saudades!Sabe que jogo pac man até hj, mas no notebook obviamente,ô tristeza...ou não!

    A carinha na foto está impagaável!!E não é do panagaré não!Coisa mais fofa!ahahha...

    Cada vez que acho uma "velharia" dessa por aí mesmo que com ar de mordenice, trago p/casa. Incível como as crianças se encantam!E como a gente era feliz e sabia!

    Beijão!:))

    ResponderExcluir
  4. É verdade Ju. Hoje em dia infancia não é a mesma! Me fico a pensar, como será então daqui duas gerações? Sera que os antigos brinquedos tipo o pangaré vão voltar? Ou mais tecnologia vai ser infiltrada nos momentos de brincar? Amei a fotinha com o pangaré! Bjinhos

    ResponderExcluir

O que você acha???