terça-feira, 26 de julho de 2011

Criançada praticando a independência.

Na nossa viagem de férias tivemos muitos momentos especiais.
O aprendizado de estar fora de casa é geral.
No meu caso, os filhos colocaram em prática todas as lições arduamente absorvidas e nós aprendemos a aproveitar o tempo livre, (acha que é fácil?) a prever problemas e alertar as crianças com antecedência.
Hoje vou falar da Independência que eles aproveitaram.

Pelo fato de estarmos num hotel com monitores, eles ficaram bem distantes de nós, com a agenda cheia de programação desde a hora que acordavam até a hora de dormir (no caso, desmaiar).

Os meninos puderam aproveitar essa liberdade com mais autonomia que a Lia.
Subiam no quarto, se trocavam, iam para a piscina, almoçavam, jantavam... Tudo na hora que bem entendiam (com supervisão à distância e baseados na hora marcada para as brincadeiras).

Mas o que eu mais gostei de observar nisso tudo foi o "poder de compra" que eles exerceram.

Nos passeios fora do hotel eles levavam dinheiro para comprar uma água (ou sorvete, ou pipoca...), e "ai de mim" se eu desse uma nota para o mais velho carregar e administrar as compras!!! Até tentei...
Tive que trocar o $ todas às vezes para que cada um carregasse o seu.
A Lia ganhava um pouco menos (se ela perdesse o prejuízo não seria grande). Dava duas notas de R$2,00 para ela e uma nota de R$ 10,00 para cada menino... Ela ainda achava que estava ganhando mais!!!

Escolher o produto, perguntar o preço, pagar e pegar o troco.

Coisa comum para mim, quando eu era criança. Aos 10 anos já ia na padaria sozinha fazer favores para a minha mãe. (leia-se comprar pão e cigarro)

Nos dias de hoje, com que idade eles vão colocar isso em prática, na cidade grande?

A Lia também se deliciou no bar do hotel, comprando água e chocolate, marcando no número do quarto e assinando a notinha!!!


Essa é só uma das milhares!!!


6 comentários:

  1. oi nossa é verdade mesmo eu tbm na idade deles fazia um monte de coisas aqui em casa tenho ensinado os meu filhos a fazer tarefas do lar e até cozinhar,quando dá tbm peço pra comprar pão e etc...parabéns

    ResponderExcluir
  2. Viva a independência! E como passa rápido o tempo. Como eles crescem... É muito bom ver tudo isso, mas dá um aperto no coração. Não dá?! rs
    Beijos e que bom que aproveitam bastante as férias.

    ResponderExcluir
  3. Ai Ju, eu acho o máximo!!! Stella sempre foi meio lesada para essas coisas, rs, começou tarde, mas Pedro com 4 anos vai na cantina do condomínio (sozinho!), faz seu pedido e assina!!! Qdo a conta chega toda semana tenho surpresas! hahahaha... aqui a paixão deles são as moedas! Stella é uma vassourinha, sai catando o que vê pela frente!

    Bjokas nessas crionças lindas!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que linda ela assinando as notinhas! É pra guardar pro resto da vida né?
    Bjo
    Pri

    ResponderExcluir
  5. Ai, guria, que coisa mais pequena, mais fofa, mais lindona assinando...ai, que vontade de morder!! Serio, me emocionei com o "LIA" dela...lembrei da minha Clarinha assinando,..

    Ah, e que lugar é esse que vcs foram que tinha monitor e as cças davam folga pros pais!! Me conta (Pode ser por e-mail)
    Bjs, outra LIA

    ResponderExcluir
  6. Que linda a comanda assinada pela Lia!! Emocionante, não??!

    ResponderExcluir

O que você acha???