segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Turbilhão de emoções

Essa semana o Mamatraca vai lidar com um tema necessário: "Tsunami da Maternidade".

O turbilhão de emoções que sentimos na fase de "nascimento da mãe".

"A maternidade traz mudanças imensuráveis na vida de uma mulher. Os conflitos internos, as questões práticas e a responsabilidade de ser para sempre responsável por uma vida, são assunto de um tricô que poderia durar para sempre. É natural sentir-se sozinha e perdida em alguns momentos." diz Mamatraca.

Eu nunca escrevi sobre isso... Talvez porque o blog tenha nascido quando meus filhos já tinham 9, 7 e 3 anos. Mas acho um assunto que DEVE ser falado, e conforta as mamães de 1ª viagem.

Quando vi o vídeo de hoje do Mamatraca, vieram as emoções que eu vivi, muitas vezes sozinha, na época que meus filhotes eram pequeninos, e eu não sabia de NADA!
Vivi sozinha, não porque não tinha ninguém por perto, mas porque tem coisas que a gente passa sozinha mesmo... Principalmente angústias, dúvidas e medos.

Mas é tão bom quando a gente encontra alguém que passa ou passou pela mesma coisa! A gente sai da posição Alien para uma "um pouco" mais tranquila meio Dorothy (que se perdeu em Oz). Sempre com algumas neuras, claro...

Eu era uma mãe muito tensa com a possibilidade de algo dar errado.
Eu não me permitia isso.
Tinha muito MEDO que os meus filhos fossem mau-educados ou magricelos ou introvertidos demais...

Acho que ninguém compartilhava desses medos comigo. Nem meu marido.

Já tomei altos caldos nesse Tsunami... Já passei pela fase de nadar junto com meus filhos, e agora estou mais na fase (com os meninos) de vê-los nadar.

Esse momento de pôr em prova tudo que fizemos e ensinamos é arriscado, mas no meu caso, só tem me trazido alegrias.

Isso chega, minha gente... E é TÃO MARAVILHOSO, que faz a gente esquecer o gosto salgado do caldo...

E eu penso: Podia ter curtido mais a onda toda. Se alguém me garantisse que tudo ia dar certo, eu tinha rebolado um pouquinho em cima da prancha pra tirar uma onda...

Então eu digo para as mamães dos pequenos: Se você tá fazendo direitinho o que tem que fazer, vai dar tudo certo...

EU GARANTO!!! Curta.


7 comentários:

  1. Verdade Ju... acho que faltou isso em mim, curtir. Acho que por isso tenho tanta vontade de ter outro filho! Um perigo! Bjos lindoca!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA-OBRIGADA-OBRIGADA POR ESSE POST.
    ;))
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Verdade!!! As vezes agente fica tão tensa o tempo todo pra tudo dar certo, que não aproveitamos e principalmente NÃO RELAXAMOS NUNCA! Isso aconteceu o tempo todo, e hj com o Yuri com 3 anos e meio é que comecei a relaxar um pouco. Mas deixei de viver momentos por medo de algo dar errado e querer ter tudo certinho, mas acho que vale a pena qdo vemos que criamos alguém saudável, extrovertido e bem-educado !!

    ResponderExcluir
  4. Jú, tsunami foi seu post... Derrubou o medo que muitas mães tem...O fato de você dizer que vai dar TUDO certo.. :) Realmente dá...
    Eu particularmente me acho calma, sem neuras... A Laura é primeira filha, mas mesmo assim e sou "relaxada"... Tenho muita vontade de ter outro filho, pois sei que sofrerei bem menos... Tudo passa e damos risadas até das noites em claro...kkkk

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  5. É verdade Ju! Também penso que se eu soubesse que tudo ia dar certo, ia ter sambado em cima da onda. Mas eu tava tão ocupada em tentar manter minha cabeça pra fora... Enfim, passou. Quédizê... tô lá no meio mas agora a água já bate na nas canelas, então se precisar, cato minhas filhas e saio correndo! hehehe!
    As reuniões de pauta do Mamatraca têm sido uma verdadeira terapia onde a gente fala coisas que nunca tinha se questionado e a vontade é tanta de dividir isso com todas as mães e sair perguntado "Isso aconteceu com vc tb?" que é MUITO legar ver um retono assim como o seu, e saber que nessa solidão, não estamos só!

    Beijo grande!

    Pri

    ResponderExcluir
  6. Ai Ju, coisa boa esse post!
    Nada melhor que "ouvir" que tudo vai dar certo se a gente fizer as coisas certas (ou o que achaamos ser - e que geralmente é né?!) de uma mamãe experiente que já enfrentou a "grande onda".

    Sabe, Ju, eu tb me senti sozinha muitas vezes e o Lucas ainda é pequeno, apesar de seus 4 aninhos, e fui fazendo como vc... Até que conheci outras mamães através do blog e essas trocas de informações e até mesmo essas afirmações feitas por mães mais experiente que a gente (como vc, no caso), me ajudaram e me ajudam muito, a ter mais confiança, a ser mais segura...

    Estou doidinha pra ver como será com mais um baby aqui! E enfrentar uma nova tsunami apesar de ser uma mãe de "segunda" viagem...

    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  7. adorei, ju.
    vc tem razão.
    o difícil é parar pra pensar que toda aquela água vai passar e logo a gente vai a superfície riri do caldo.

    bjocas

    ResponderExcluir

O que você acha???