quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A novela "Devo ou não devo" passar a Lia para o Ensino Fundamental

Desde 2010 vivíamos esse fantasma aqui em casa: Entrar ou não na justiça para a minha pequena ir para o 1º ano em 2012.
Quem está por fora do assunto e quiser entender mais, a Crescer fez uma reportagem que explica bem o assunto.

A Lia nasceu em agosto e deveria ficar retida no último ano da Educação Infantil em 2012.
Meu marido sempre achou que ela deveria ir.
Eu mudei de opinião 1.000.000 de vezes.
Algumas delas convencia ele também.

- Pra quê acelerar a menina?
- Qual a pressa de ela entrar na faculdade?
- Quem fez a lei deve saber o que está fazendo...
- Melhor ela brincar mais um ano...

Mas essas questões eram opostas a outras também importantes:

- Será que ela não vai ficar desestimulada?
- Tudo bem se ela acabar o Ensino Médio com 17 anos. Os meninos também vão acabar, eu acabei, o pai dela acabou...
- Temos planos pra eles depois da escola. Conhecer culturas diferentes, aprender outra língua na prática e passar um tempo fora do país antes da faculdade.
Se vamos conseguir colocar em prática, só Deus sabe, mas a idéia existe, e fazê-la perder um ano não estava na programação.

Acho, também, que a escola tem mais propriedade para dizer se ela deve repetir um ano ou não. Quem fez a lei não conhece a minha caçula de dois meninos, esperta que só!!!

Decidimos entrar com a ação na justiça para conseguir a Autorização de Matrícula no Ensino Fundamental.

Corremos para fazer um laudo Psicológico, a escola cedeu um relatório dizendo que ela está apta, e a advogada entrou com o pedido pro Sr. Juiz.
Decidimos muito em cima da hora e a ação foi entregue no último dia do Fórum antes do recesso.

Enfim, ontem recebi a noticia que o juiz foi "gente boa" e deixou a minha princesa ir para o 1º ano junto com as primas e a melhor amiga dela!!!


Agora é oficial: Não tem mais NENHUM bebê aqui em casa... Snif!


Compenetrada na formatura!!!

14 comentários:

  1. Ju, A Stella também é de agosto e resolvemos esse "problema" no berçário: quando quiseram segurar a pequena com os mais novos, bati o pé e insisti para que seguisse para o maternal com a sua turma. A escola consentiu e me disseram que iam fazer avaliações semestrais.
    Naquela época (há 4 anos atrás) não fez tanta diferença mas acho que foi melhor para ela. Se fosse hoje, acho que ficaria na mesma dúvida que você. O duro é, realmente, ela ficar desestimulada com a turminha menor, mas ainda bem que deu tudo certo para vocês.
    Beijos
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Ai Ju, acho que tudo ocorreu bem, acho que foi certo o que você fez.

    Faria o mesmo

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho que se criança já começou a frequentar uma turma não deve voltar... Muito bom. Cris

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu quando estava na pré escola, morria de vontade de aprender a ler e a escrever e era encantada com a minha prima mais velha. Dizia pra minha mãe incansavelmente que se eu tivesse que ficar mais um ano pintando e desenhando eu não ia mais pra escola. Bati o pé. No auge dos meus 6 anos. ma pedagoga acompanhava minha rebeldia com a escola e viu com uma escola se me aceitariam na primeira série com 6 anos, também faço aniversário em agosto. Ela disse pra minha mãe que se eu queria tanto e estava super preparada poderia ir, mas que em algum momento da minha vida eu poderia, aliás, tinha muitas chances de eu repetir de ano. Dito e feito, repeti o 2° colegial, sempre fui boa aluna, mas enfim...

    É uma escolha difícil né? A pré escola é muito importante, hoje eu sei, e no caso de meninas, acho que atrasar um aninho não é ruim, assim ela fica um tico a mais na infância, melhor do que o contato com meninas mais velhas e tals, mas no caso da Lia, tão esperta e já ambientada com prima e melhor amiga indo pro 1° ano, poxa, como dizer não né?

    Fez boa escolha viu! Boa sorte aí com a pequena, ela vai amar a primeira série!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Ju ainda bem que deu certo.

    Boas aulas pra pequena... :)
    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Jacqueline, tem uma diferença entre o caso dela e o seu.
    Ela vai fazer 6 anos no 1 ano, que é o antigo Pré.
    Você pulou um ano, e fez 6 no que hoje chamamos de Segundo ano.(antiga primeira série)

    "Brigamos" para ela continuar onde ela estava. Continuar o ciclo.
    Com certeza tenho medo de lá na frente ela repetir (certeza que eu vou me culpar). Mas isso vai depender dela. Estímulo dentro de casa, ela tem!!!

    Beijinho a todas

    ResponderExcluir
  7. Eu sou de agosto e fui adiantada (fiz dois anos de pre em um ano letivo pra alcancar a turma da primeira serie). Deu certo, acompanhei a escola super bem, sempre fui boa aluna, entrei na faculdade com 17 e saí com 21. Mas hoje eu olho pra tras e percebo que nem sempre eu realmente conseguia acompanhar o conteudo (historia e quimica sempre foram dificeis pra mim, embora eu tivesse nota boa). Tive de escolher a faculdade com 16/17 anos... Nao sei se foi taaao vantajoso assim. Nao estou dizendo que nao é bom adiantar, mas ficar pra tras pode nao ser tao ruim quanto parece.

    ResponderExcluir
  8. Olá Juliana! Sou professora de Ensino Fundamental há vários anos e concordo plenamente com você, pois ninguém melhor do que a escola e a família "participativa" para saber se a criança tem ou não condições intelectuais, emocionais e amadurecimento suficientes para seguir com sua turma. A retenção de uma criança que tem condições de seguir em frente, na maioria das vezes constitui-se num desestímulo para ela. Já lecionei em classes de 1º ano e tive alunos que apesar de terem 7 anos completos, não tinham amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual suficientes para acompanhar a classe, enquanto outros que ainda completariam 6 anos desenvolviam conteúdos além dos exigidos para a série que frequentavam.
    Nunca se culpe pela decisão tomada, pois ela foi a mais acertada. Seja sempre uma parceira da escola, incentive seus filhos nas atividades de leitura, escrita pois é com essa com esta parceria que eles chegarão ao ápice do amadurecimento deste processo que será utilizado em toda a sua vida escolar e pessoal. Beijos e boa sorte.
    Já estou te seguindo e quando puder, apareça no meu cantinho.
    chrisgifts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei bem o que eu faria, mas acho que cada caso é um caso.
    Eu, nascida em junho ou fico "atrasada" ou fico "adiantada". Eis que minha mãe decidiu me atrasar, mas a escola a chamou enquanto eu ainda estava no maternal, aconselhando-a a me adiantar, porque eu estava muito acima do desenvolvimento do resto.

    Bom, eu sempre me dei bem, e fui uma excelente estudante. Formei no ensino médio com 17 e entrei na faculdade com essa idade também. E nisso, conheci muitos amigos na mesma situação, e que tiveram o mesmo desempenho que eu. Enfim, adorei essa "adiantada" na minha vida, e acho que se tivesse a oportunidade de fazer o mesmo por minha filha, faria!

    E, se vocês pesquisaram, ponderaram e chegaram a essa conclusão, de adiantar, que bom que deu tudo certo!!!
    E que continue dando ao longo de sua vida escolar!

    Mas, com tanto estímulo e esses irmãos mais velhos, acho difícil sair dos trilhos! =D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. A questao toda é o estimulo dela durante o ano... porque idade por idade não "vejo" problema nisso.

    ResponderExcluir
  11. Tá ai uma decisão dificil de ser tomada, mas ainda bem que você seguindo sua intuição resolveu a questão sem maiores problemas.
    Boa Sorte pra sua linda ex-bebe !

    Bjus
    Kelly

    ResponderExcluir
  12. Meu filho Ad nasceu em dezembro, e fez o primeiro ano do ensino fundamental com 5 anos, pois só fez 6 quando já estava de férias, e eu perguntei se a lei mudaria e se o Bj que faz aniversário em setembro teria de ficar mais tempo que o Ad na educação infantil, e descobri que aqui em Curitiba não vale essa lei e sim a antiga, no ano que a criança completa 6 anos ela vai pro primeiro ano do fundamental, são coisas d vida né.
    Ps: também tem uma caçula , com 2 irmãos aqui, mais ela ainda só tem um ano. bjks

    ResponderExcluir
  13. Ai Juliana, acredita que agora eu é que estou nesse dilema?
    Ainad tenho uma no pra decidir, maaaas...
    Na escola que meu filho estuda, ele fica mais o ano que vem. Ele faz cinco agora em setembro, aí no ano que vem (último dele) ele faz seis e no início de 2014 com 6 anos iria pro primeiro ano do fundamental. Uma professora do ensino infantil da família veio conversar comigo sobre deixá-lo mais um ano e colocá-lo com 7 na primeira série, por conta do amadurecimento e coisa e tal, um e-mail enorme cheio de bons argumentos, mas e aí? Como escolho algo assim? Como a Lia está indo? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão difícil, né?
      A Lia está indo super bem!!! Já está lendo e escrevendo sozinha e acompanha as atividades normalmente.

      Converse com os especialista (professores, psicóloga...) para ter base para tomar essa decisão tão difícil!!!

      Boa sorte pra vcs!!!
      Beijo

      Excluir

O que você acha???