quarta-feira, 27 de junho de 2012

Falando (de novo) sobre MORTE

Há mais de um ano atrás eu passei por uma situação de perda que me obrigou a conversar com os meus filhos Sobre a Morte.
Não teve drama nem perguntas.
De lá pra cá, eu observei como a morte é um assunto tranqüilo para as crianças... Não sei se por falta de noção de tempo e saudade... Não sei se pela capacidade delas facilitarem a vida, como um todo...

Cansei de ter que ouvir de uma ou outra aluna, a simples explicação por ter faltado em uma aula importante, ou não ter dado as caras em um ensaio: "Ah tia, faltei porque meu avô morreu... E aí, foi mó confusão, porque a minha mãe teve que..."

Eu fico com a cara no chão, claro! Adulto é muito chato, já pensa na situação toda, já se coloca no lugar da pessoa e de repente... Está com lágrimas nos olhos.

Algumas meninas me contam suas histórias de perda mais comovidas que as outras, mas sempre com naturalidade...

Uma amiga me contou ontem, que o filho dela estava estranhando a ausência do ex-namorado da tia e perguntou:
"Dinda, ele morreu?"

Seria bem óbvio, né?



.

2 comentários:

  1. Eu gostaria de ter sua serenidade pra falar sobre esta assunto Juliana, confesso que não tenho. Talvez por sentir "ainda" que a morte é uma passagem que todos nós faremos porem dolorida. Ano passado passei por três percas e foi muito difícil pra mim, e como passar isto pras crianças .. bem joguei ou tentei jogar a real a elas ... Minha filha mais velha com tristeza aceitou a caçula talvez pela imaturidade não ligou muito mas meu filho do meio ... sentiu mais que as irmãs, e ele como eu fica muito incomodado com a "morte", faz perguntas, chora, bem talvez eu não tenha passado com a tal "naturalidade" as coisas mas ele muito se impressiona com tudo relacionado a morte e afins. Bem desculpe o desabafo mas achei bacana seu post. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho que eles não tem a noção da morte ainda...
    Não ve como vemos...
    Pois para eles, eles são novos e isso esta em um futuro distante...
    Mas é importante conversar, esclarecer duvidas...
    Assim eles lidam de uma maneira mais normal...
    Bjs

    ResponderExcluir

O que você acha???