sexta-feira, 16 de julho de 2010

Alimentação dos pequenos

Hoje, passando pela sala, ouvi a chamada do Jornal Hoje que dizia algo como:  
 "Como fazer os seus filhos trocarem um hot dog por um prato mais saudável..."
Eu disse:
- "Com umas boas chineladas..."
Foi a hora que o meu marido pensou: "Coitada, agora pirou de vez"
Mas eu consertei a tempo:
-" ...na mãe!!!"
A reportagem era realmente boa. Sobre uma "artista de marmita", Mari Miyazawa, que desenvolve pratos incríveis para incentivar a troca por junk food.


Esse é o meu preferido





São lindos, mas nós sabemos que é inviável tanto comprar uma marmita dessa, quanto tentar fazer.
Vocês sabem que eu sou adepta do "mea culpa" e acho bem mais fácil acertar sendo assim. Como se não bastasse a auto-piedade do ser humano, se a gente ainda tiver em que ou quem colocar a culpa dos erros dos nossos filhos, a não ser nós mesmas, aí o mundo tá perdido de vez e terão mais umas 300 manchetes sobre garotos que entram no cinema e atiram em todo mundo.
A culpa do comportamento dos filhos está nos pais, ou na falta deles, que seja. O relevante sobre esse assunto é: O que é mais fácil  para nós HOJE, será um sofrimento para eles no FUTURO.
Quem sou eu pra dar lição de nutrição aqui? Ninguém, mas o que funciona aqui em casa, e é fato, é que os filhos imitam o que os pais fazem e se eles vêem um hábito saudável é isso que eles terão. Também não posso dizer que a minha alimentação é a mais saudável do mundo, mas é variada em todos os sentidos. Verduras, legumes, salada, frutas, sopas, carnes, peixes, massas...como de tudo!!!
Não foi sempre assim, eu fui uma criança bem chata em relação à variedade, mas sempre é tempo de aprender, e experimentando apurei o meu paladar (e ganhei uns quilinhos a mais, quando era criança era um pau de vira tripa).
Me orgulho de ter antecipado isso na vida dos meus filhos, graças aos meus hábitos (e não os do meu marido que são ruins), eles já saem na frente nesse quisito, comem quase tudo. O que facilita muito na hora de viajar e na hora deles irem na casa dos amigos.
Essa diferença fica clara, também, na hora de praticar um esporte e nas notas da escola!
Mas é claro, como nem tudo é perfeito, cada um dos meus filhos tem sua mania, SIM!!!   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha???