quarta-feira, 31 de agosto de 2011

E agora? Mudo de nome?

Hoje a Camila levantou um assunto muito interessante e complexo lá no Mamãe Tá Ocupada!!!.
Esse dilema me assombra até hoje, depois de 12 anos de casada: Usar o nome do marido ou não?

Casei grávida.
Portanto já casei com uma família encomendada.
Decidi, naquele momento, adotar o nome do meu marido. Queria que o nome do meu filho fosse IGUAL ao meu.
Ganhei 2 sobrenomes do marido. Os dois são do pai dele. O marido não tem o sobrenome da mãe...

... Assunto para outro post: imagina seu filho não ter seu sobrenome?

Meu nome de solteira continha dois sobrenomes. Um da minha mãe e um do meu pai. Para assumir mais dois do marido, resolvi tirar um. Tirei o da mamys. Achei demais ter 4 sobrenomes sem ser, pelo menos, duquesa.

Eu e filhote ficamos com 3 sobrenomes: um do meu pai e dois do meu sogro.

Um belo dia perdi minha carteira de habilitação por pontos (culpa do marido). Meu avô materno me ajudou com a burocracia me encaminhando para um amigo despachante e intermediou todo o trâmite.
Eu ainda não tinha mudado meus documentos para o nome de casada e ele achou uma boa já colocar o nome direito, nem que fosse só na CNH.

Foi quando ele descobriu que eu não tinha mais o nome dele...

Ficou magoado, fez drama e chantagem emocional! Até ai, tudo bem, já estava acostumada a lidar com isso. Mas ele me fez parar para pensar no caso e, de repente, me arrependi profundamente de ter feito isso!

Não fazia sentido para mim, carregar o nome do avô e da avó do meu marido e ter tirado o nome do MEU avô tão querido que foi parte tão presente na minha vida.

Decidi então voltar atrás!
Na verdade, nem atrás tive que voltar porque meus documentos RG e CPF estavam no nome de solteira.
Mas resolvi deixar o meu nome de solteira.
Qual o problema de eu ter um nome e meus filhos terem outro?
(marido magoado, claro!)

Assim ficou durante 12 anos!

Agora vamos tirar passaporte. A família inteira.
TODOS os documentos tem que estar em dia. Os meninos já tem RG, com o meu nome de casada. Falta a Lia tirar...
E eu? Vou ter que tomar um decisão!

...

...

...

...

...

Agora?

...

...

...

...

...


Tá... peraí...

...

...

...

...

...

Quando comecei a escrever esse post não imaginei no que ia dar... Mas gostei de ter chegado a uma decisão.
O que a Camila falou ajudou também...

Minha família é a coisa mais importante da minha vida!
Eu e o meu nome de solteira, que eu gosto muito, vivemos experiências ótimas!!! (sorry, vô)
Mas gosto da bagagem que o meu novo nome traz: Um marido maravilhoso e TRÊS filhos SENSACIONAIS!!!

That's it!!!

 Nome de casada will be!!!

Mas só nos documentos, gente... ainda sou e sempre serei Juliana Ramos.
Prazer!

16 comentários:

  1. Além do mais, de quem veio exatamente DUARTE DOS SANTOS, não era qualquer um. Era um homem maravilhoso, named José Duarte dos Santos, um cara super bem humorado, carinhoso, inteligente, esperto, gentil, um pouco preguiçoso eh verdade, que tinha mãos lindas parecia de um cirurgião, uma risada deliciosa ,,,, posso ficar aqui até amanhã falando desse DUARTE maravilhoso. Seu sogro que tanto te adorava e te respeitava, que te beijava na testa, que passava a mão no seu rosto quando te cumprimentava como ninguem nunca fez em vc.... Mas o nome de nada importa, afinal para os bem intimos ele era o ZEZINHO. um grande homem chamado ZEZINHO. bom, jah estou chorando muito ... chega pra mim ... beijo pra ti e se quisr tirar o nome(q dah mais trabalho ainda) tenho certeza q ele te apoiaria 100%. se fosse fito por ele, seria: Dileta, um bj. obs: DILETA = amada descobri a dias atras.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Jú! Penso igualzinho, inclusive a inspiração para o post saiu depois de termos ido tirar passaporte, a família inteira. Tbem tive que fazer umas "gambiarras", pois tanto o sobrenome do meu pai qto o do meu marido são duplos: meu pai é Colla Francisco e o meu marido Duarte Garcia. Se juntasse tdo, ficaria com nome de princesa. Adoraria ser uma princesa, hahaha, mas não sou e o nome tão longo ia ser esquisito. Então tirei o Francisco do meu pai (q eu odiava, diga-se) e fiquei Colla Duarte Garcia, exatamente como os meus filhotes lindos, coisas mais importantes da minha vida!!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ju que questionamento interessante...
    Quando me casei não queria colocar o nome do marido, mas ele fez questão e então cedi... Mas meu nome ficou parecendo de princesa... Tudo bem assino nome grande, mas não abro mão de nenhum nome da minha família... :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Após o post da Camila e o seu acabei escrevendo um também.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho é ter o nome do meu marido Ju! Sobre nome gigante, falei sobre isso ontem no FB, não sou duquesa e tenho 4 sobrenomes! hauauhauhahu... 2 do pai e 2 da mãe, é enorme e eu odeioooo! Por isso economizei nos filhos! rs... mas no meu caso especifíco não tive uma relação muito boa e direta com meu pai, então tanto faz, vou tirar mesmo até pq nem uso. Minha família é meu marido e meus filhos. E ponto.

    E olha só. É um ABUSO da sua parte colocar essa foto 3x4 LINDA de morrer aqui para quem quiaser ver. Vc já ouviu dizer que ninguém é bonito no RG!? Pois é... vc fugiu a regra menina! Rá-zô!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. "meu sonho é ter o nome do meu marido" ficou meio redundante! ahuhuahuahu... é pq não casamos de fato, ele tá me cozinhando, ops, não, é pq fizemos união estável em cartório já que Stella não é filha dele p/ ela ter os mesmos direitos dos irmãos na empresa como planos de saúde/dentário e etc... mas é marido neahhhhh?!?! E um dia ainda caso! Antes do 4º filho, se Deus quiser! rsrs!

    ResponderExcluir
  7. tbm sonho no dia em que terei o mesmo sobrenome que o marido e a filha, apesar de achar que com ou sem vou ser feliz do mesmo jeito, mas sabe como é mulher neé?!

    rsrsrsr

    bjocas em vcs *-*

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkk
    Mari, esse não é o meu RG... É uma montagem!!!
    A foto é 3X4 mesmo, mas é a da CNH.
    Vou por no FB o original pra tu ver que beleza!!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe ja tinha tirado todo o seu sobrenome para assumir o do meu pai. Nós, filhos, ficamos com o sobrenome do meu avô. Esse carrego junto ao do marido. E meus filhos tb.

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma pergunta que nãocala nunca né flor? A gente tem que perguntar pro coração..isso aí Juliana Ramos!!! Beijocas, Re

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é um tremndo trem, cheinho de vagões. Quando solteira já tinha três sobrenomes (um de minha mãe e dois de meu pai). Casei, não tirei nenhum, acrescentei um do marido. Lamento não ter dois de minha mãe, ela achou que ficaria grande demais e abriu mão de um nos seus filhos. Acho que isso só atrapalha até ser alfabetizada... agora que já sei escrever de carreirinha, nem acho grande... Assinar não é problema, então qual o problema de ter nome de princesa,rsrsrsr? Pelo menos não tenho um monte de homônimas por aí.
    Minha filhotas só tem um meu e outro do meu marido... hoje me arrependo, pois elas reclamam. Adoro o meu trem...
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Pois eu, quando casei, já não podia mais tirar um sobrenome. Só dava para acrescentar, eis que eu tb não me imaginava sem o sobrenome do meu marido porque afinal de contas, ora bolas, sempre sonhei em casar e a todo namorado já ficava imaginando como ficaria o meu nome, hahahaha

    Então que fiquei com 3 sobrenomes, mas para o Lucas deixamos somente 2, o do meu pai e o do meu sogro. Agora o "coitadinho" quer porque quer ser Dalzoto e não tem jeito :)

    Mas eu sou super a favor de acrescentar o nome do maridão, vou lá dar uma espiada no texto da Camila pra ver o que ela pensa sobre o assunto tb!

    Beijão, Ju!

    ResponderExcluir
  13. Ju, fiquei feliz com a sua decisão!!! Penso da mesma forma e no ano que casamos, meu avô (tão, tão querido) faleceu...meses depois, e eu me senti muuuuuiiiiito culpada por ter tirado o nome dele (é certo que só atualizei meus documentos no ano passado, com 7 anos de casada). Mas é isso aí, eles fizeram parte de nossas vidas, são muito queridos, e nunca vão sair de nossas vidas...Hoje temos "a nossa família" e tb fiz questão de que os meus filhos tivessem o MEU nome, um do pai e outro meu. Beijos, Ma.

    ResponderExcluir
  14. Meninas...
    Com nomes de avôs ou não...
    De sogros ou não...
    Vocês nunca deixaram de ser quem são...
    Ju... Me emociona o que vc escreveu...
    A resposta da Patrícia tbem...
    Se posso me meter neste perrengue...
    Consulta teu coração e o AMOR q ele carrega dentro dele pelo teu AMOR...
    Eles nunca vão se enganar...
    Nem seu coração nem seu sentimento...
    As verdades deles são as mais reais que a vida pode nos dar...
    Te amo de montão...
    Beijos Fofinha... rsrs

    ResponderExcluir
  15. Também carrego o nome de casada no maior orgulho!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Jú!
    Aqui é a Renata(da Amanda e do Rafa).
    Como te falei um dia...tenho acompanhado este blog maravilhoso,faz algum tempo(desde que você me deu o endereço,no ano passado)!
    Até o momento,não tinha feito nenhum comentário por este"canal",embora,pessoalmente, já a tenha parabenizado,por mais de uma vez(guardo,inclusive,umas "pérolas",aqui de casa,pra você).
    "Tens uma habilidade tremenda para com as palavras,sendo perspicaz,por demais!"
    Hoje...não me contive ao ler o que a Patrícia escreveu do querido "Tio Zezinho"...
    Vocês são verdadeiras artistas!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

O que você acha???