sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mamães, vamos educar nossas crianças!!! Por favor...


Para quem não sabe, sou professora de sapateado.
Trabalho com isso há 16 anos (comecei com 16, gente!)

O fato de estar com as crianças diariamente desde muito nova, me ajudou muito na minha formação como MÃE. Principalmente o que eu NÃO queria para meus filhos.

Resolvi me dedicar inteiramente na educação deles. Trabalho pouco. Fico bastante com eles. E acho que estar presente faz a diferença.

Mas não quero que pensem que vou colocar a culpa da FALTA DE EDUCAÇÃO das crianças, na falta de tempo das mães (e pais) que trabalham o dia inteiro.
Vou culpar, sim, os pais que nunca ficam com seus filhos, e quando ficam não querem brigar e dizer NÃO. O que significa EDUCAR.

Com o passar dos anos, vejo que as meninas (trabalho especificamente com meninas, só dei aula para 3 meninos até hoje) estão cada vez mais prepotentes e arrogantes, desrespeitando e não obedecendo os mais velhos.

Pesado falar isso de meninas de 5 a 11 anos, né?
Também fico chocada com as coisas que eu ouço...

Vou dar uma canjinha para vocês entenderem do que eu estou falando.

Antes de contar os absurdos que eu tenho ouvido, preciso dizer que não é geral (por enquanto). Mas também não posso dizer que é excessão... Digamos que metade da classe é de princesas e a outra metade é de bruxinhas.


------------------------------------------------------------------------------

Cena 1:

Outro dia, durante um sermão "Vamos prestar atenção na aula para aprender a coreografia e a dança ficar LINDA", eu estava falando:

- Vocês tem que se concentrar na aula para entender o que eu falo... Senão eu tenho que repetir 10 vezes a mesma coisa... E a amiguinha que prestou atenção da primeira vez fica prejudicada... ... ... ... dez minutos depois... Vocês vem aqui para conversar ou para sapatear???

- Tia, eu venho para a sapatear, mas você não para de falar...


------------------------------------------------------------------------------

Cena 2:

Na escola onde eu trabalho, a saída da aula é feita por chamada pelo microfone.
Estamos esperando a chamada, e uma menina (vamos chamá-la de Creuza) saí pela porta da sala de aula...

- Creuza, não chamaram seu nome.
A menina continua andando
- Creuza, eu estou falando com você.
???
- Creuza! Creuza! CREEEEEUZAAAAAA!!!!
Sem sucesso.
A menina segue descendo as escadas sem olhar para trás.
Eu, que não podia deixar a classe sozinha para correr atrás dela e dar uma voadora tive que chamar a inspetora do corredor para ir atrás dela.
Imagina a minha cara...


---------------------------------------------------------------------------------

Cena 3:

Quem bagunça durante a aula, eu mando ficar sentada por alguns minutos para se acalmar, e depois volta para fazer o exercício proposto.
Uma aluna, cliente antiga da "sentadela", um belo dia falou com sua prepotência herdada da pessoa maravilhosa que é a mãe dela:

- Eu não vou sentar porque a minha mãe paga a aula de sapateado para eu sapatear e não para eu ficar sentada.

Concordo plenamente, óbvio! Mas a mãe dessa daí, esqueceu de ensinar a filha que a aula de sapateado também não é paga para conversar e correr pela sala...
Só faltou a menina falar:

- Tô pagaaaaaaando!!!

---------------------------------------------------------------------------------

 Tem também:
-Qual o nome da sua mãe, que eu vou ligar para falar com ela?
- Não vou falar!!!

Outra que é clássica:
- Quando a sua mãe chegar para te buscar, eu vou conversar com ela sobre isso...
- Eu vou embora de perua... (balançando os ombros)

---------------------------------------------------------------------------------

Isso é só uma pequena amostra do que eu passo diariamente na sala de aula.
Eu realmente AMO o que eu faço. E tenho alunas MARAVILHOSAS, carinhosas, educadas... Mas tem mãe que não dá educação para os filhos.
Não conheço NENHUMA criança mal-criada que tem uma mãe simpatissíssima, portanto...

SIM, eu culpo a MÃE!!!

E acho que é chamando a responsabilidade para nós mesmas, que vamos triunfar na tarefa de educar!!!

(fui profunda, agora!!!) 
 

Bom final de semana a todos!!!


26 comentários:

  1. Concordo plenamente, Juliana!
    Também dei aula e passava exatamente por isso. Crianças arrogantes são filhas de pais medíocres. O pior é explicar para esses pais que os filhos não estão colaborando...
    Acho que os pais precisam enxergar os filhos como são e não como eles gostariam que fosse, assim, educar fica mais fácil!

    ResponderExcluir
  2. Se nós podemos presenciar alunos batendo em professores, respostas desse tipo até acabam sendo café com leite (isso é só uma comparação Juliana).
    Deveria ser como antigamente que os professores davam reguadas nas palmas das mãos dos alunos, muito embora não sou a favor da violência.
    O grande mal hoje em dia é que muitos pais acham que é obrigação dos professores dar educação a seus filhos. Façam-me o favor de prestar atenção no anjinhos que eles têm em casa e educá-los, pois devemos respeito a nossos mestres... (Eu aprendi assim...)
    Boa sorte e beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Juliana:
    Fiquei pensando no seu texto e escrevi um, inspirado no seu. Tá lá no blog, se vc tiver interesse: http://butecofeminino.wordpress.com/2011/08/19/enxergue-seu-filho-como-ele-e/
    Eu fiz uma linkagem para o seu, tá?

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Carol! Acham que a escola que deve dar educação para os filhos e não é essa a obrigação da escola.

    E sobre os professores apanharem: estou falando de uma escola particular, nem um pouco barata em que estudam crianças de classe média alta para cima...

    Mas entendi a comparação. Só quis complementar...

    Vou lá, Sofia!!!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, verdade seja dita né.
    Realmente nunca vi uma criança mal educada com uma mãe simpática.
    Beijo grande.

    http://piticodegente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ju, mudam os personagens, mas a situação é sempre a mesma. Eu poderia ficar chocada com seu relato, mas não me surpeende mais, infelizmente. Vejo esse tipo de coisa TODO SANTO DIA!!!! Já me revoltei, briguei com mães, crianças, mas hj faço miha parte cuidando dos meus e lamento muito por essas mães, pq elas sim irão pagar pela educação que dão aos filhos (ou a falta dela).

    Mas qu dá uma vontade de dar uma voadora, ahh, isso dá! rsrs!

    ResponderExcluir
  7. Juliana você está cheia de razão :)
    Post perfeito.
    Dá aqui o email dessas mães pra eu enviar o link desse texto, dá?! hehehehe
    Cheguei aqui pelo link no face.
    Beijos***

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju.
    Também já dei aulas para crianças e sofri tudo isso...
    Um dia uma menina estava puxando as cortinas do palco (era aula de teatro) e eu disse para não fazer, que podia rasgar a cortina. Ela falou: "E daí, se rasgar meu pai compra outra." Nunca esqueci.
    Bjs,
    Ju.
    http://www.temquevalerapena.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Estamos em sintonia escrevi hoje mesmo sobre o assunto.
    Também sou professora e na altura em que dava aulas deparei-me com o mesmo tipo de problema infelizmente :)
    Concordo com você quando diz que a culpa é da mãe mas tenho a acrecentar que é sem duvida também do pai né? Culpa da familia que se esqueceu da sua função

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Ju,concordo com vc...ñ sou professora,mas fiquei 2 anos dando encontros de catequese na paróquia que frequento...q experiência terrível...crianças sem educação, sem respeito e deixando claro na minha cara que ñestavam nem aí pro que estávamos falando...E mais ainda deixando claro q estavam ali por obrigação dos pais, que nem à missa dos domingos iam, eu sem paciência até com os meus,falava "podem sair da sala quem não quer ouvir e parem de atrapalhar os outros", quem saia?ninguém...
    Tbém ouço as reclamações dos professores na escola dos meus filhos, teve um menino que estava quebrando a lixeira e qdo chamaram a atenção falou q o pai dele pagava a escola, e eu ñ pago e os pais dos outros tbém não?
    Eu não suporto criança mal educada,prepotente e arrogante e sinceramente ñ sou obrigada a aturar e falo de verdade que evito alguns exemplares desse tipo...
    Os meus não são santos,mas ensino a eles o respeito pelo próximo e pelos mais velhos,professores e tal, tanto q as professoras deles (as atuais e as antigas) falam q eu deveria ter mais filhos (#mimata rsrsrsrs)...
    Acho tbém que o nosso comportamento e exemplo é tudo,outro dia vi menina falando mal de uma professora (voz chata,magrela e feia), a colega chamou a atenção e ela falou assim "minha mãe veio na reunião e achou a mesma coisa..." vem de casa e a culpa é sim da mãe(dos pais,pronto,rsrsrsrs)
    Bjs e parabéns pelo post e paciência...elas "tão paganuuuuuuuu"

    ResponderExcluir
  11. Com certeza a culpa é dos pais e este tipo de comportamento não se restringe somente a classe média alta. É geral. E sabe o que é pior? Capaz de vc falar com a mãe e ela dar uma resposta bem parecida com a da filha. Ela não faz porque quer, mas porque vê adultos agindo assim. Triste demais!

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente.

    E fico chocada com a prepotência de meninas tão novas. Na antiga escola da minha filha, via e ouvia coisas estarrecedoras. São pedantes, egoístas e não respeitam ninguém.

    Uma vez numa reunião, três mais conversavam sobre a saída de uma aluna do ballet. "ela não aguentou" - disse uma delas. E a outra emendou: "quem mandou chegar num grupinho fechado há anos."

    Ou seja, a menina saiu porque as outras a colocavam de escanteio e a mãe ao invés de ensinar a filha a acolher, apoia a atitude de desprezar.

    Triste.
    (isso daria um post. rs)

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Cada aperto que vc passa com essas meninas! A culpa concerteza é dos pais e os filhos só copiam os exemplos que tem em casa. dificil viu!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Não suporto aluno assim. Uma vez um garoto da minha sala (éramos 6ª série, o atual 7º ano), durante uma bronca da professora, falou assim: - CALA A BOCA! EU QUE PAGO SEU SALÁRIO!

    Fiquei de cara :S

    ResponderExcluir
  15. Jú, tô muuuuito de acordo com as suas atitudes!!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.com.br

    ResponderExcluir
  16. é infelizmente sempre tem essas ceninhas, que sao de chorar de tristeza...

    me lembro uma vez , eu aluna, um coleguinha de classe vira e fala assim é vc pensa que a diretora anda de carrão com qual dinheiro? o da APM

    :S
    fazer o q né...

    acho que muitas coisas que os filhos falam são o que ouvem em casa...

    ResponderExcluir
  17. affff
    que absurdo.
    ja passei uns bocados como esse tbm na minha época de professora de ingles. hoje, com heitor, juro que penso em volta a estudar pedagogia, mas sei o que vem pela frente... só amando muito, não?

    ResponderExcluir
  18. Nossa, Juliana, fiquei passada com essas histórias que vc contou. "Minha mãe está pagando" é realmente o fim dos tempos. Não é só falta de educação, é prepotência, é egocentrismo ao extremo, é arrogância em último grau.
    E vc tem toda razão: isso é passado de pais para filhos, e não depende do tempo que se fica com a criança, e sim do exemplo, de como os pais lidam com os outros seres humanos que cruzam seu caminho. Tenho pavor de gente assim, e o pior é que o mundo tá cheio deles...
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Realmente é isso que vemos hoje em dia nas escolas. E não é só na particular não... na pública também é assim. Sou professora de crianças e já vejo como elas são o espelho exato dos pais... uma tristeza ver que mães tem o poder de estragar completamente uma criança quando querem... Beijos

    ResponderExcluir
  20. Morro de medo do meu filho ser mau educado...

    Credooooooooooooo

    ResponderExcluir
  21. Ju, ótimo post!
    Dá pena dessas crianças mal encaminhadas na vida...
    Curioso é que eu conheço umas duas crianças (ñ são irmãos) que os pais são ótimos, mas os filhos são intragáveis. Fico me perguntado de onde vem tanta falta de educação.
    Bjo e bom fim de semana!
    Pri

    ResponderExcluir
  22. Oi Juliana, cheguei em um post que me cai muito como uma luva pela fase da cria aqui de casa, era um anjo de criança, super-educada com todos e nada apontava que "desandaria" , mais bastou completar 5 anos e a criança virou a pré-adole mais bravinha da face da terra. Ando com dificuldades para educar e eu não tenho a menor vergonha de dizer que educar é dificil, formar uma pessoa para esse mundo é tarefa ardua!
    Mais eu to pelejando com essas fases!
    Beijão

    ResponderExcluir
  23. Uma semana maravilhosa e exageradamente feliz pra ti amiga...

    Que Deus te abençoe...

    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  24. Oi Juliana,
    Ri muito com as histórias.... Algumas são bem engraçadas! Mas você tem razão, os pais são os maiores responsávbeis pela educação dos filhos. Tem filho que dá mais trabalho, outro menos...mas temos sim que arrumar tempo de educar nossos filhos!
    Que bom que você curtiu a postagem sobre a importância do café da manhã! A Malu é uma simpatia!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Ju,
    voltei para contar a cena que ocorreu na escola da Sofia. EU estava assintindo a aula de Ginástica Ritmica dela e uma amiguinha estava nessa correria, brincado e professora chamando a atenção. A mãe que estava ao meu lado começou a reclamar que era um absurdo ter uma única professora dando aula para aturma, que deveria ter mais professoras. E justamente usou o argumento do ESTOU PAGANDO para a xxxx ter aula e não para fcar correndo. Correr ela corre na play e de graça. Bom, com esse paraâmetro já já essa menina vai usar o mesmo argumento. A errada não é ela de correr e não prestara a atenção na aula e sim a escola que não coloca uma tropa para atender a uma menina que não tem educação.
    Os valores andam muito deturpados mesmo.

    Mas que essas pequenininhas respondendo que vão de Van e balançando os obrinhos, dá vontade de rir, dá. Bom, para quem está de fora, né? Quem está na situação, ouvindo isso, aí é diferente.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Juliana, também sou professora, mas agora estou apenas como mãe em tempo integral!
    Sei muito bem como é a vida de professora viu, e principalmente de crianças quais as mães acabam se esquecendo de ensinar algumas coisas. Tive um aluno que batia de frente comigo nas aulas, me encara quando o chamava a atenção ou dizia que não faria a atividade ou que não iria a direção. Menina foi um Deus nos acuda viu... Ao falar com a mãe, a "pobre" dizia, "Fulano", não acredito, vou conversar com ele. Mas exatamente como você falou, os pais trabalhavam o dia todo, tinham mercado, então ele ficava só com empregada o tempo todooooo...
    Boa sorte na profissão viu, acho lindo dança de sapatiado...
    Estamos te seguindo, quando quiser conhecer nosso cantinho vou adorar...

    Beijos

    ResponderExcluir

O que você acha???