quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Esmaltes X Puberdade Precoce



Há três meses atrás, escrevi um post sobre o uso de esmaltes em crianças.
A Mari, mãe polvo, me alertou sobre uma questão que eu JAMAIS tinha pensado nem me informado: A existência de um hormônio (causador da puberdade precoce) nos vidrinhos coloridos.

Li muito sobre o assunto, mas queria uma especialista para falar com mais propriedade.
Entrei em contato com a endocrinologista Dra. Nathália Ferreira, que foi super simpática e atenciosa, e me explicou:



"Sobre o esmalte, chequei sua composição e não encontrei nenhuma substância que esteja especificamente citada como provável causa de puberdade precoce, mas, como falo a seguir, a suspeita sobre diversos agentes químicos existe, mas não há comprovação. De qualquer forma, é bom evitar ao máximo o uso frequente e prolongada de produtos industrializados, especialmente em crianças menores. Segue trecho de um artigo..."

"Sabemos que substâncias químicas presentes em pesticidas, fungicidas, herbicidas, produtos cosméticos, corantes, produtos de limpeza e solventes são prováveis disruptores endócrinos. O tempo de exposição e a idade em que a criança é exposta fazem muita diferença. Atenção especial tem sido dada a uma substância chamada Bisfenol A, usada na fabricação de plásticos em geral (inclusive de mamadeiras), que tem potencial teratogênico e cancerogênico, havendo também a possibilidade de causar puberdade precoce." 





Na dúvida, não uso mais!!!

Isso me fez procurar uma alternativa mais apropriada. Achei uma marca brasileira que produz uma linha kids. É a Impala.
Nunca vi para vender, mas vou procurar para comprar para a Lia.

Fica o alerta.



7 comentários:

  1. Juliana confesso que nunca tinha ouvido falar dessa estória de puberdade precoce decorrente de esmalte, lá em casa o "vilão" da puberdade precoce é a soja, a qual tirei o leite da minha filhinha de 3 anos por orientação médica, e sei tb. que frango devido ao excesso de hormônio na alimentação pode dar problema, sempre achei que o problema do esmalte seria por causa de alergia, muito bom ter essa informação, minha filha de 3 anos é doida por esmaltes, sempre vê eu e minha filha mais velha (12 anos) passando e fica doida que quer tb., vou tentar descobrir mais sobre essa informação do esmalte infantil da Impala, vamos torcer pra encontrarmos logo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ju, o comentário acima tb procede, a puberdade precoce é multifatorial, e um dos fatores é o esmalte, mas não ele sozinho!

    A soja é outra vilã, assim como o frango comum! Na dúvida, me preveni, pq Stella aos 7 anos criou glândulo mamário!

    Hj, mesmo com a prevenção, e aos 11 anos, ela calça 39, mede 1,63, tem corpo de mulher! Passa fácil por 15 anos, e chega a dar até pena pq ela só quer brincar! ahhahaha... se eu pudesse ter me prevenido antes, o teria feito!

    Aqui usamos uma linha de esmlate infantil liberado tb, não lembro se é Impala, vou ver e falo!

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!
    Vou procurar essa marca da Impala.
    Tenho uma 'mocinha' de 3 anos e meio que ama esmaltes :)
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Ju, já comprei essa linha da Impala Kids pras meninas e só tem um probleminha: o esmalte sai com água e... baba. A Lia vivia com o dedinho na boca e, consequentemente, comia o esmalte o que ao meu ver é muito pior do que só ficar com ele na unha.
    Também vivo em busca de uns esmaltes pra elas brincarem de vez em quando e até hoje a melhor opção são os não alergênicos.
    Bjos
    Pri
    PS. Acabei de receber a caneca, ficou linda! Super obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Putz, não sabia disso, mas é uma dica valiosa. A Manu ama esmaltes e usa sempre os meus... vou procurar os infantis pra ela. Essa história que falaram do hormônio do frango é verdade, aconteceu a mesma coisa com a minha irmã mais nova qdo ela era uma criança!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sério, ñ fazia a mínima ideia disso !

    ResponderExcluir
  7. Puxa, nem sabia disso também! Bom saber, mas olha, o Impala Kids é uma DROGA! Custa quase 10 reais e não fica na unha nem 10 minutos. Vamos procurar uma outra alternativa que não seja essa.
    Vou diminuir o uso de esmaltes por aqui também.
    Beijos

    ResponderExcluir

O que você acha???