quarta-feira, 30 de maio de 2012

O dilema das toalhas

Entre as dificuldades de educar os filhos, eu vivencio uma que eu nunca podia imaginar: Fazê-los pendurar a toalha de banho depois do uso.
Pode parecer difícil para crianças pequenas, mas meus filhos tem 10 e 12 anos.
Minha menina é mais comportada nesse quesito.

Até 2007, eu morava em um apartamento pequeno e a minha família de 5 pessoas dividia o mesmo banheiro. Ou seja, faltava espaço para pendurar 5 toalhas do modo correto (abertas) para que assim, secassem de um dia para o outro.
Eu penava com essas toalhas pra lá e pra cá... Varal, secadora (era daquelas minúsculas de teto) e algumas iam para o lixo. No inverno emboloravam de uma maneira, que chegavam a perda total.

Mas o sonho se realizou e no apartamento novo eles tem um banheiro só deles. Um banheiro grande, com espaço suficiente para todos eles juntos E UM PORTA TOALHA PARA CADA UM.

Parece fácil usar a mesma toalha por alguns dias. Dois ou três... Talvez quatro no verão, época em que as toalhas secam sozinhas em meia hora...

Mas aqui, isso é uma missão IMPOSSÍVEL.
Não sei por que é tão difícil usar a toalha após o banho e em seguida pendurá-la esticadinha no banheiro...

Algumas vezes a toalha fica em cima da cama.
Às vezes no chão do quarto.
No chão do banheiro.

Outras vezes, eles esquecem a cor da própria toalha, e para não usar a do irmão, pegam uma limpa no armário. Nem sempre uma de banho, na maioria das vezes pegam uma de piscina (que fica mais perto) e me enlouquecem mais ainda!
Quase todo dia, a toalha vai para o cesto de roupa suja.

Canso de falar sobre os malefícios dessa atitude: A água que se gasta para lavar quase que diariamente a toalha (problema sério do planeta), no desperdício sabão (problema do meu bolso) e que de tanto lavar a toalha vai ficando velha e vai para o lixo (mais preju).

Há pelo menos cinco anos, falo a mesma frase TODO DIA: "Vá pendurar a sua toalha".
Na verdade, hoje em dia nem preciso falar. Vou até eles depois do banho, pronuncio o nome do indivíduo em questão, e ele já sabe o que é para ser feito.
Obviamente, tenho que engolir a cara de saco cheio do cara...

Será que um dia eles vão aprender?
Será que um dia eu desisto?
Será que minhas noras vão ter que resolver isso por mim?


#saco

5 comentários:

  1. Respondendo:
    1- Não
    2- Com certeza
    3- Depende da nora.

    Ju, deixa cada um com duas toalhas. Se acabarem as limpas, eles que se virem para se enxugar. Se eles gostarem de toalha embolorada, ótimo. Se não, vão começar a pensar em causa e consequência. É meio linha dura, mas vale o pitaco!
    Bjos
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Ju a Priscila disse tudo... Sem mais... Boa sorte!!!

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Há 12 anos tento fazer com que meu marido pendure a toalha, ainda não consegui, minhas filhas estão enveredando pelo mesmo caminho. Mais eu não desisto continuo tentando.

    ResponderExcluir
  4. Querida muito Boa Sorte :)
    Eles irão aprender sim e você não pode desistir. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. é um problema de ultilidade publica,ak em casa é mesma coisa só q com um detalhe o marido faz isso de vez em quando!!!!!! bjs linda

    ResponderExcluir

O que você acha???