segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Plano cartesiano coreográfico

Meu processo criativo, às vezes, é muito caótico!

Sou uma pessoa relativamente organizada, pontual, centrada... Mas quando estamos falando de uma coreografia ou um espetáculo inteiro a ser produzido, ahhhh, pode ser bem difícil acompanhar a minha linha de raciocínio!

Tem uma coreografia da minha turma adulta, por exemplo (que vai para um festival em setembro, inclusive) que se chama "Aceita um Cafezinho?". Essa em especial, eu comecei a coreografar pelo meio, aí ensinei o final e só depois que eu inventei o início. A inspiração vem de maneiras inusitadas de vez em quando.

Minha cabeça anda fervilhando com as novas coreografias que estão em andamento. TER que coreografar não é tão simples assim. Uma coisa que depende de criatividade, ter um prazo, é uma coisa complicada. Mas depois de 27 anos de profissão eu já aprendi que o suor e a dedicação são mais importantes que a inspiração quando a gente tem que entregar um trabalho.

Já fiz coreografias em uma tacada só. Já empaquei sem criatividade. Mas o processo mais comum, é estudar a música, decidir o que eu quero "falar" e desenhar a idéia com inicio, meio e fim.

Tem uma que estou fazendo que era para ter um tema, aí eu pirei numa música e decidi usar. A música não tinha a ver com o tema escolhido então eu mudei o tema. Para qual? Não sei ainda... No momento, o status dela é: sem tema

Eu posso mudar de idéia em qualquer momento do processo. Geminiana, né, já sabem!

Para mim, o Sapateado é muito exato, matemático até! Somo, divido, multiplico, recorro bastante a geometria, tabuada, regra de três... Eu não fui uma aluna exemplar na escola, bem longe disso (meus filhos estão grandes e eu já posso assumir) maaasss eu adorava matemática.

Semana passada, em meio a linhas retas paralelas e perpendiculares, uma aluna (muito mais estudiosa do que fui) durante uma explicação da movimentação da coreografia, falou:

- Entendi! Tipo um plano cartesiano?

Eu não lembrava da existência dessa matéria, mas ela acertou em cheio! Tudo a ver...

Mais uma para o meu acervo matemático-coreográfico!!! 

Guardarei junto com os graus, metros, km/h, minutos, segundos e afins!!!

Eu digo que aprendo um monte com elas...


Sistema de coordenadas Cartesiano


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha???