terça-feira, 3 de agosto de 2010

Final de férias

Não sei porque quando acabam as férias eu fico um tempão de ressaca de horários invertidos e abusos cometidos... Eu ainda não aprendi a me comportar nas férias. Passa ano e entra ano e eu preciso de descanso das férias!!! Eu tenho o privilégio de tirar férias junto com os meus filhos, e aproveito para dar férias para a minha empregada. Isso significa trabalho triplicado. Se eu não tentar relaxar um pouco fica intragável.
Viajamos agora na última semana de julho para o meu refúgio e levamos os amigos. Foram 12 adultos e 10 crianças. O trabalho de dar comida para essa galera foi tranquilo, todo mundo botou a mão na massa... o difícil foi acordar depois de ficar até às 5 da matina brincando de mímica. Mas se é verdade o que dizem sobre a terapia do riso, posso dizer que voltei renovada. DIVERTIDÍSSIMO!!!
Para as crianças também foi maravilhoso: jogaram bola, exploraram lugares inéditos, fugiram de uma égua que resolveu surtar, brincaram de esconde-esconde (dentro e fora de casa), polícia e ladrão, fora os jogos de tabuleiro.
O mais velho da turma, de 16 anos, ensinou os menores a jogar PORCO, só que o castigo era beber meio copo d'água a cada rodada e quem quisesse fazer xixi saía do jogo. Cagada. Faz mal porque eles seguravam até não poder mais (que é bem mais do que o suportável). Acabei com isso e ensinei eles a jogar "Porco com rolhada". Era um hit na minha época. Vou ensinar para vocês e é ótimo para crianças de 7 pra cima.

PORCO COM ROLHADA:
preparação:
Para cada participante separe 4 números e/ou figuras iguais do baralho e adicione um coringa.
como jogar:
Embaralhe tudo e distribua todas as cartas, um ficará com 5 e ele começa. Esse jogador escolhe uma das 5 para passar para o próximo e assim por diante.As cartas tem que ficar em pé na mesa à vista de todos. A meta é juntar 4 iguais e quem conseguir deita as cartas discretamente sem avisar. Quem for o último a abaixar toma uma rolhada!
A rolhada:
A preparação da rolha tem que ser feita por um adulto ou no nosso caso o mais velho (16). Pega uma rolha e queima a ponta dela até ficar preta. Fica como um carvão e quando esfriar quem completou as 4 cartas faz uma marca no rosto do outro.

Quando eu expliquei a brincadeira para as mães lá, fui apedrejada, mas com mais calma elas puderam ver que a rolha fria não machuca. Se faz mal pra pele, isso eu não posso garantir cientificamente, mas por experiência própria, nunca tivemos problemas maiores.






É mais ou menos assim...






Já encerraram as férias, mas como o clima por aqui não está pra praia, quem sabe dá para juntar um pessoal no final de semana e praticar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha???